A rede
esta atividade enfoca a inportancia do
trabalho coletivo e a interdependência do anbiente com tudo que faz
parte dele. O grupo deve formar uma grande roda. Em seguida,o
professor deve dar para cada aluno uma figura de um elemento da
natureza ou de uma ação praticada pelas pessoas (as figuras podem
ser substituídas por frases ou palavras). Cada estudante deve
observar a relação entre a sua figura e a do colega. Um estudante
da roda e escolhido para iniciar a atividade. Ele recebe o rolo de
barbante e devera interligar-se com o colega, passando a ele o
barbante. O barbante pode ficar enrolado no dedo indicador, e a teia
deve ficar esticada para uma melhor visualização.
- o que acontece com a teia se algum elemento desaparecer ou for danificado?
- Vocês já pensaram que a humanidade depende da teia para continuar existindo?
- Vocês se sentem responsáveis pela manutenção desse equilíbrio?
A
compreensão da atividade sera facilitada, caso o professor peça ao
estudante que cite a sua figura e explique a sua interdependência
com a do colega escolhido. Por exemplo: “eu sou a floresta e
dependo da água para viver” ou ainda, “eu sou um peixe e
preciso do rio para viver”. A dinâmica acaba, quando todos estão
interligados. Nesse momento, com a rede construída, o professor
pode fazer algumas reflexões, como:
Outras
questões podem ser levantadas de acordo com a faixa etária dos
participantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário